Cupcakes de Páscoa


O Carnaval já acabou, isso quer dizer que já é hora de começar a pensar na Páscoa! Deixa eu adivinhar, só de lembrar do assunto já começa a calcular quantos ovos terá que comprar esse ano, de que sabor cada pessoa da sua família vai querer e etc?

Então, que tal deixar os ovos um pouco de lado esse ano e trocar por lindos Cupcakes temáticos? Vamos combinar, ninguém aguenta aqueles 20 ovos de pascoa que duram até o Natal né? Sem falar, que você tem um ou dois de sabores que você nem gosta…

Hoje eu fiz alguns de demonstração, olha só:

2 3 4 7 8 12 16 21 foto 1 foto 2 foto 4 foto 5 Image

Gostou? Ficaram a maior fofura né! Quer encomendar? Simples, só mandar um e-mail para therealfairycake@hotmail.com que retornarei o orçamento, opção de sabores, modo de entrega, embalagem e tudo mais direitinho!

Mas o pedido tem que ser feito até 10 dias de antecedência! Senão a tia aqui não da conta não! HAHAHA

Anúncios

Diferenças entre cupcakes e muffin


Fonte: Redbubble

Estou cansada desse mimimi que cupcake não passa de muffin com cobertura e que muffin é um cupcake feio. Já ouvi até que cupcakes são muffins drag queens. NÃO, gente!!!

Fonte: Sodahead

Fonte: Objetos Inanimados

Tá na hora (aliás já passou da hora) dessa guerra milenar acabar. O bullying também tem que acabar!!! Começando pelo fato de que cupcake e muffin NÃO SÃO A MESMA COISA.

 

Ok, os dois podem ser bolinhos individuais, os dois podem ser uma ótima companhia para um chá ou café, os dois podem ser britânicos, e podem ser gostosos, MAS isso não faz deles gêmeos… São no máximo primos.

Sem título

Primeiro vamos falar da textura. O muffin costuma a ser muito mais denso e seco -com aspecto mais associado àqueles bolos-pão (tipo bolo Pullman)-  que um cupcake, que é reconhecido por sua leveza e maciez.

Como o muffin se trata de um bolo rápido, feito com uma técnica mais simples, ele é conhecido como um quick bread, ou seja, sua massa é simples e geralmente nem precisa ser misturada em batedeira. Aqui está o ponto crucial, o muffin é um bolinho para fazer pra hora do chá, pra comer de lanchinho no meio da tarde ou uma boa opção café da manhã, então ele é simples e rápido assim como bolo de chocolate caseiro de vovó.

Enquanto isso um cupcake é um bolo de aniversário confeitado em padaria! Sua preparação é beeem mais trabalhosa. O bolinho conta com a manteiga e o açúcar batidos juntos, gerando uma maior leveza na massa. Os ingredientes são mais elaborados e a cobertura é necessária para sua finalização!

Além disso, no cupcake o recheio é colocado depois que o bolinho já está assado, diferentemente de um muffin que na maioria nem recheio tem e quando tem é assado junto com a massa, tudo de uma vez só.

Resumindo:

Cupcake: mais elaborado, massa leve e fofinha, recheado depois de pronto e tem cobertura

Muffin: quick bread, massa pesada e densa, recheio na mesma hora da massa, sem cobertura

Depois de tudo isso, dá pra entender que são duas coisas diferentes? É hora de parar com essa birrinha idiota e aproveitar o melhor dos dois mundos! E viva os bolinhos!!!

Fonte: Deviantart

Cupcakes do Patati Patata


Depois de um tempo longe da pasta americana, essa sexta resolvi passar um dia inteiro com ela pra matar a minha saudades de brincar de massinha comestível!

Tive uma encomenda muito especial para aniversário de uma ano com o tema Patati Patata! Então, fiz 50 cupcakes com roupinha do Patati e 50 cupcakes com roupinha de Patata!

Ficou a maior fofura! Como era para dar de lembrancinha eles foram embalados em papel plástico!

Olha como ficou:


foto 1(2) foto 2(3) foto 3(3) foto 4(1) foto 5(3)

foto 1(1) foto 5(6) foto 2(5) foto 5(4)

Gostaram? Todas as fotos desse e dos meus outros trabalhos estão no meu flickr, é só conferir aqui!

Os verdadeiros Patati Patata, caso você nunca tenha visto!

 

Decoração rendada


Fonte: Arcolor

Faz alguns aninhos que renda está super na moda… Saí ano, entrando e todas as coleções tem roupas com rendas! Claro que não ia demorar muito pra essa moda pegar no mundo da confeitaria…

Já tem algum tempinho que vi a primeira vez a tal da renda comestível e um bolo decorado com renda, desde então isso tem crescido absurdamente. Agora já existe até renda comestível pronta (antes era feita com uma receita chamada de renda de açúcar).

Apesar de ainda não ter tido a oportunidade de testar, a RendaFlex, da Arcolor, é um pozinho que quando misturada com água (100g de RendaFlex para 80ml de água) já está pronto para o uso!

Após isso é necessário ter uma forma de silicone de estampa de renda e espalhar a mistura, com o auxílio de uma espátula para não deixar excesso na parte do silicone que não é de renda. Aí é só levar ao forno a 100°C por uns 10 minutos e sua renda já está pronta para enfeitar seu bolo ou cupcake.

Fonte: BarraDoce

Rendas prontas /Fonte: Arcolor

Existem diferentes placas de silicone de renda, cada uma com um tipo de renda diferente! O único problema – o que me impediu, ainda, de não ter feito – é que essa placa não é muito barata, principalmente quando for a Wilton (a melhor marca de utensílios de confeitaria e logicamente o mais caro).

Porém pretendo em breve brincas com rendas comestível! Apesar de ainda não ter testado o RendaFlex, fico empolgada com a novidade da Arcolor, que já é uma, senão a melhor, marca de pasta americana do país.

Bom, mas enquanto ainda não tenho fotos dos meus bolos/cupcakes/etc rendado, ficam aqui algumas inspirações:

Renda

Detalhe: os bolos rendados estão fazendo sucesso em festas de casamentos mais tradicionais, de pessoas que ainda são adeptas ao bolo de camadas de pasta americana clássico!

Simplesmente, adoro essa moda super romântica e com um ar mais clássico e elegante!

PS: Existe também uma renda feita de pasta americana, é feito de outro tipo mas o efeito é quase o mesmo!

Cupcake de chocolate com buttercrem de chocolate


Ontem eu falei do meu primeiro teste com as forminhas em formato de coração e mostrei como ficaram. Hoje vou passar a receita que usei no teste!

Massa

Do que preciso

  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de fermento em pó
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de leite
  • 2 ovos
  • ¾ de xícara de óleo de soja

 

Como faz?

Na batedeira coloque todos os ingredientes secos misturados e vai adicionando os ingredientes molhados, um a um, sempre batendo.

Depois é só colocar na forminha e levar ao forno até que esteja dourado.

Cobertura

Do que preciso

  • 1 xícara de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 e ¼ xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres de sopa de leite integral
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó

Como faz?

Bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura clara e fofa. Depois disso misture o leite e o chocolate e bata bem até ficar homogêneo.

foto 4foto 5foto 2

Review: Forma de silicone de coração


No Natal, ganhei de amigo secreto da minha prima forminhas de silicone em formato de corações e hoje tive a oportunidade de testa-los.

As forminhas são uma gracinha, porém foi a minha primeira vez com forminhas de silicone, até então eu só havia assado cupcake em assadeira. Achei meio complicado na hora de tirar do silicone, um chegou até a desmontar no meio (não sei se por causa do tipo de massa, eu escolhi fazer cupcake de chocolate).

Outra coisa que reparei é que diferente dos demais cupcakes, em que devemos preencher ¾ da forminha, na forma de coração deve-se por menos ainda. Isso porque se o cupcake ultrapassar o limite da forma, ele não fica com um formato de coração em cima.

Bom foi minha primeira vez né, preciso de mais tentativas para ficar perfeito, mas por enquanto eles saíram assim:

foto 7 foto 8 foto 10

O cupcake é de chocolate com Buttercream de chocolate, vou ensinar a receita no próximo post! E aí, lindinhos os cupcakes de coração né?  Ótimo pro Valentine’s Day (que aliás, está chegando!) ou dia dos namorados!

Cupcake de baunilha com bicho de pé


Massa

A massa de baunilha é a minha famosa massa, e você pode conferi-la clicando aqui!

Cobertura

Do que preciso?

  • 100g de manteiga sem sal
  • ½ lata de leite condensado
  • ½ lata de creme de leite
  • 1 colher de chá de emulsificante para sorvete
  • 5 colheres de sopa de pó para sorvete sabor morango

Como faz?

Bata a manteiga com o leite condensado na batedeira até que fique macio e homogêneo. Sem parar de bata, adicione as colheres de pó para sorvete. Acrescente o creme de leite e depois que misturou bem, adicione o emulsificante. Bata por 5 a 7 minutos sem parar. Depois, coloque em um saco de confeitar e com decore com o bico desejado

 

Recheio

Do que preciso?

  • ½ lata de creme de leite
  • ½ lata de leite condensado
  • 3 colheres de sopa de pó para sorvete sabor morango

Como faz?

Leve tudo ao fogo médio e espere desgrudar do fundo da panela. Desligue e deixe esfriar.

Montagem

Corte o miolinho do cupcake em formato de pirâmide invertida, acrescente o recheio frio. Corte a base da pirâmide e cubra de volta o cupcake. Clique aqui, para ver passo a passo.

Depois coloque a cobertura com ajuda do saco de confeitar.